Mitos sobre a Maternidade

Embora o papel de mãe já exista desde o início da humanidade, mãe no sentido do ser que dá a luz a um filho, ainda hoje há muito mitos, que toda mãe de primeira viagem sempre escuta. Quem já escutou algum conselho ou opinião quando estava grávida e percebeu depois que era apenas um mito?

Mitos estes, que muitas vezes que são falados sem a menor intenção de prejudicar. No entanto, certos mitos geram ansiedade, angústia e até mesmo medo de ser mãe.

Uma coisa que aprendi é que somos a mãe que aprendemos a ser, seja esta mãe um reflexo da própria mãe, ou a mãe espelhada nas avós ou até mesmo a mãe da melhor amiga. Quem sabe até a mãe que existia no filme ou novela preferida. Então, uma mãe é construída ao longo do tempo que uma menina nasce, cresce e então se torna mãe.

Muitas pessoas tem o hábito de replicar o que escuta, sem analisar, sem pensar no que se diz, pela simples necessidade de falar algo com alguém que acabou de conhecer. Então, por exemplo, se alguém está em um consultório médico e encontra uma gestante, essa pessoa faz várias perguntas padrões, como: quantos meses ou semanas, qual o sexo do bebê, etc. Dependendo das respostas, outras perguntas padrões dão continuidade ao diálogo. 

Neste momento em que as perguntas padrões surgem é que mora o perigo, pois é, geralmente, neste diálogo padrão que os mitos aparecem. Quando é uma gestante de primeira viagem, medos são inseridos sobre o parto, sobre os cuidados com o bebê, sobre a vida com o esposo, sobre a rotina da casa, etc. Estes mitos, dependendo de quem os escuta, podem ajudar, pois servem de alerta (ainda que não sejam verdade) ou podem criar algum pânico.

Um conselho que dou para alguma gestante que esteja lendo este texto é que não se preocupe tanto com o que escuta, deixe seu bebê nascer e conheça como será sua rotina, como será o seu bebê, como será os seus cuidados com ele. 

Não viva hoje as promessas sobre o futuro, lembre-se, o presente é o agora e este sim poderá ser vivido intensamente. Curta sua gravidez hoje e aproveite ao máximo os momentos com seu bebê, isto sim será real e importante para sua vida.

0 Comentários