Será que é birra?

Uma criança chorando, o que será que aconteceu? Como fazer para ela parar de chorar? O que está acontecendo dentro da mente da criança.

O choro pode ter vários sentidos, dependendo da idade da criança, da intensidade, do som, entre outras coisas, ele pode ter diferentes significados.

Quando um bebê recém nascido chora, a mãe precisa entender cada choro, pois eles podem representar diferentes necessidades da criança: fome, dor, cólica, sono, desconforto, etc.

Quando uma criança que já sabe falar chora, pode ser por birra, chamar atenção, demonstrar um desejo por algo, dor, decepção ou até mesmo tristeza por não ter conseguido algo que ela se achava capaz.

A mente da criança, quando ela está insistindo para que a mãe compre algo ou porque quer assistir mais um desenho antes de dormir, está produzindo hormônios, os quais impedem que a criança compreenda o que a mãe está dizendo e fique insistindo progressivamente. Quando o desejo não é atendido, geralmente a criança reage com o choro e não para de chorar até conseguir o que deseja.

Um coisa que pode ser feita é tentar desviar a atenção da criança para outra situação e fazê-la esquecer daquele problema.

Um exemplo que às vezes funciona, é fazer perguntas sobre o que a criança fez no parque ou fazer piadas para a criança, então aquele momento de transtorno se transforma em diversão.

Quando o choro é causado por dor, tristeza ou decepção, uma boa maneira de lidar com isso é demonstrar para a criança que está ciente da sua dor, fazer perguntas sobre o que mais a incomoda e se possível dar um abraço forte e fazer carinho até que ela se acalme. Quando é uma ferida, às vezes um simples beijo resolve.

0 Comentários