Como fazer uma criança se concentrar?

Primeira coisa é tirando as distrações. Geralmente, no momento das refeições, quando meu filho tinha 2 e 3 anos, ele já conseguia comer sozinho (parcialmente), nós comíamos na mesa da sala de jantar, todos juntos, conforme manda o figurino.

No entanto, a nossa mesa fica no mesmo ambiente da sala de estar com a televisão e de frente ao corredor de acesso aos quartos (onde ficam os brinquedos). Resultado, demorava uma eternidade para meu filho comer, a todo instante uma nova distração. Nós tentávamos ficar na mesa até o final da refeição dele, mesmo quando já tínhamos terminado, só para ele não pensar que podia sair da mesa. Mas, nada funcionava, sempre se distraía!

Até que um dia percebi que na casa de sua avó, onde a mesa fica na cozinha, ele se concentrava bastante e comia rapidinho junto com os primos. Resolvi fazer o teste na minha casa. A partir deste dia, as refeições da família começaram a serem feitas na mesinha da cozinha, bem apertada, mas bem funcional.

Na cozinha não havia muitos atrativos para meu filho, então agregando ao fato de ele já ter 4 anos de idade, ele já tinha mais habilidade para comer sozinho, comer na cozinha foi a solução. Atualmente, ele está com 5 anos e neste último ano tem melhorado bastante a rotina de alimentação do meu filho. Claro que de vez em quando acontece algum evento fora da cozinha que chama a atenção dele, mas  é mais difícil, com isso ele está comendo muito mais concentrado.

Tentamos aplicar a mesma ideia de concentração no momento de fazer a tarefa de casa, assim nós colocamos todos os dias, ele sempre no mesmo local para fazer as atividades. Antes a gente ficava mudando de ambiente, ele se distraía muito e demorava demais para fazer a tarefa.

Tem criança na cozinha
DICA:
Faz poucos dias, comprei um livro de culinária para ele. Vou tentar ver se ele se interessa por outros alimentos, à medida que ele for preparando. O livro se chama "Tem criança na cozinha: Culinária Divertida". Geralmente a gente faz biscoitos amanteigados, bolos e cuscuz juntos e ele gosta bastante.

Sobre o Livro (17/04/2017):
Faz quase 1 mês que comprei este livro, fiz 4 receitas com meu filho, o que percebi que as receitas são fáceis de fazer, no entanto, há alguns erros no modo de preparar e está faltando alguns ingredientes de algumas receitas, então é bom ficar atento. No mais, as receitas são realmente gostosas e meu filho está bem mais interessado nos alimentos que come, gostei bastante!

Vejam o resultado de algumas receitas que preparamos:
Receita de Batata Rosti
Receita de Charutos de Alface







0 Comentários