O lado bom do "pum"

Na década de 80, quando eu era apenas uma criança, soltar um "pum" na frente de um adulto ou de outra criança era motivo para muita reclamação. Cresci pensando que o "pum" não deveria existir, até pensei em evitar, quando descobri que poderia causar problemas de prisão de ventre.

Hoje, mãe de 2 filhos, descubro o lado bom do tão falado e criticado "pum". Quando o bebê nasce, muitos apresentam cólicas, as quais são causadas por gases, que estão presos dentro do intestino do bebê. Para aliviar estas dores, as mães podem estimular a criança a soltar "pum".

Nossa! Que incrível, agora soltar "pum" é uma coisa necessária e quando o bebê não solta, muito choro e noites mal dormidas virão.

Aprendi vários exercícios fisioterapêuticos para eliminar os gases, que funcionaram com meus filhos. Primeiramente, tem que deitar o bebê em um local confortável, em seguida fazer os seguintes movimentos abaixo devagar e com muita calma:

  • Fazer bicicletinha com as perninhas do bebê;
  • Fazer massagem em forma de ondinhas, no sentido horário, no abdômen do bebê;
  • Fazer movimentos com as pernas do bebê para cima e para baixo.
Obs.: Consulte sempre seu pediatra antes de fazer estes movimentos, pois cada bebê é diferente e pode ter alguma limitação.

0 Comentários