Saber pedir desculpas!

Certo dia, estava assistindo a um episódio do seriado coreano One Spring Night, e os personagens presenciaram uma cena, onde o pai brigou com o filho por ele ter sido desobediente. Na cena seguinte, uma senhora falou para o pai, que ele deveria voltar e pedir desculpas, pois a criança não tinha feito por mal e aquilo poderia gerar traumas no futuro. O pai falou que a criança já deveria ter esquecido a briga e que era desnecessário pedir desculpas naquele momento. No entanto, o pai refletiu sobre o que a senhora tinha lhe dito e chegou para criança pedindo desculpas. Realmente, a criança nem lembrava mais o motivo pelo qual o pai pedia desculpas, mas depois que o pai explicou, a criança ficou bem feliz pelas desculpas e disse que seria mais cuidadoso da próxima vez.

Depois deste dia, comecei a observar as atitudes de meu filho mais novo, que tem 3 anos, e como eu reagia a elas (automaticamente). Percebi que muitas vezes eu estava perdendo a paciência, mesmo quando ele, por conta da idade, não tinha como saber se comportar em todas as situações que eu desejava. Dias depois, passei a perguntar para ele o motivo pelo qual tinha agido daquela forma e ele sempre me respondia. Em todas as vezes, ele tinha um motivo especial para não ir passear, por não querer tomar banho, por ter batido no irmão, por chorar desesperadamente no carro, por ter gritado com um amigo, entre outras situações comuns do nosso cotidiano. Desta forma, comecei a entender melhor o comportamento dele e algumas vezes tive que pedir desculpas pelo meu estresse momentâneo, causado pela minha falta de paciência com ele. Ao pedir desculpas, eu ganhei um lindo sorriso, um abraço e, algumas vezes, até mesmo um beijo. Entendi que aquela minha atitude estava deixando ele muito mais leve e com o sentimento de que tinha sido compreendido, todo o estresse dele ia embora, como um passe de mágica.

Uma reflexão que faço hoje, é que criamos hábitos para tudo o que se repete em nossas vidas. Fazemos muitas coisas, no automático, sem pensar bem por que fazemos o que fazemos. Alguns destes hábitos podem ter sido criados por imitação, seja de atitudes de nossos pais ou atitudes de personagens que assistimos em novelas ou filmes. Acho que o ideal seria termos mais consciência de certos hábitos, que não nos fazem bem e podem gerar transtornos aos outros. Com simples atos no dia a dia, podemos ter mais paz internamente e viver em um ambiente muito mais tranquilo.


0 Comentários