Amizades são como plantas?


Outro dia estava aguando meu jarro de flores e pensei: "Este cuidado que estou tendo com estas flores é equivalente ao que temos que ter com nossas amizades, se não cuidarmos, aos poucos elas vão murchando e depois podem não existir mais."

Na primeira semana de janeiro, fiz uma viagem sem planejar, então eu ia voltar pra casa em 2 dias e acabei passando 6 dias fora. Quando voltei, o meu jarro de flores, o único que mantenho em meu apartamento, estava todo murcho, parecia que tinha morrido, já não tinha nenhuma flor e os galhos estavam moles.
Vaso de Flores

Estas flores, ganhei de uma colega, mas não sei o nome, a única coisa que sei é que ela só precisa de água todos os dias. Aceitei cuidar, já que colocar água é uma coisa bem simples. Outro dia estava viajando no interior, em Bonito-PE, e encontrei várias dela em um jardim, me lembrei imediatamente da minha planta. Do mesmo jeito acontece quando vemos alguma coisa que referencie um amigo, rapidamente lembramos.

Jardim em Bonito/PE

Hoje, depois de passar 10 dias cuidando das flores, sem esquecer nenhum dia de aguar, elas já não estão mais murchas e agora estou esperando para ver quando vai florescer novamente. 

Hoje

Assim é como vejo a amizade, se a gente não cuidar, aos poucos ela vai murchando e se não fizermos nada, ela poderá acabar. Mas, se mesmo quando murchar, dedicarmos um pouco de atenção, aos poucos a amizade vai se fortalecendo. Em boa parte da minha vida, eu tive poucos amigos, então era muito fácil de dar atenção e dedicar tempo a eles. 

Hoje em dia, depois do nascimento de meus filhos, consegui um círculo de amizade bem mais amplos, já que frequentemente os pais dos amiguinhos deles nos convidam para passear, com o pretexto das crianças brincarem juntas. Naturalmente, depois de vários encontros, fizemos uma amizade mais profunda com algumas famílias. Tenho gostado deste contato, mas às vezes fica difícil de gerenciar com qual família iremos nos encontrar, pois nem sempre elas fazem parte dos mesmos círculos de amizade, logo não dá para juntar todo mundo facilmente.

Aos poucos, estou conseguindo priorizar o que é mais importante para mim e para minha família, desta forma tenho fortalecido cada vez mais os laços com os amigos de verdade, que mesmo quando a amizade murcha, depois de um pouco de contato, as coisas voltam a ser como eram antes e a amizade fica cada vez mais forte. 

0 Comentários