Por detrás de uma janela!

A rotina tem mudado semana a semana, já se passaram quase 3 meses e ainda estamos nos adaptando. Depois de novas interações familiares, novas conquistas e melhorias no relacionamento, a nossa rotina vai mudando.

O que muda basicamente é o valor que tenho dado para cada coisa do nosso dia a dia. No início, me sentir produtiva era a prioridade. Mas, quebrei a cara, a convivência com os filhos só piorava, me sentia exausta e culpada.

Depois de 20 dias, a prioridade era trabalhar e colocar ordem na casa, naquele ambiente bagunçado, pois estava arrumando e 30 min depois os meninos bagunçavam, aquilo me frustrava, parecia que não tinha mais jeito, que o melhor mesmo era deixar tudo bagunçado. Entretanto, várias consequências vieram por causa dessa negligência. Aquela bagunça me desmotivava, estava me sentindo pra baixo, como se aquele ambiente sugasse todas as minhas energias. Me sentia culpada novamente por não dar conta de tudo.

No segundo mês da quarentena, percebi que aquela seria a nossa vida por muitos meses, não tinha previsão de voltar a uma vida normal. Foi quando vi que tinha que mudar minhas atitudes, meu valores mudaram, a família ficou em primeiro lugar. De tudo, o que restou da nossa vida antiga, foram: a nossa casa e a nossa família. Mudei minhas atitudes, envolvi as crianças nas tarefas de casa, começaram a me ajudar a guardar as coisas, coloquei adesivos no banheiro para que eles lembrassem de tarefas simples como: dar descarga e lavar as mãos.

Isso e outras coisas trouxeram uma felicidade que não encontrava em nada que fazia antes. Ver os meninos convivendo melhor um com o outro, ver que a casa já não estava tão bagunçada quanto antes, me apaziguavam. Até porque, com essa priorização para a família, eu fiquei mais presente nas brincadeiras e já os incetivava a arrumar as coisas no final. Parei de me importar tanto com a bagunça das brincadeiras, pois percebi que quando a casa estava muito "limpa" ao final do dia, significava que eles não tinham explorado tanto, ou seja, eles tinha passado mais tempo na tv/video game. Então, quando ao final do dia, via aquela mesa da sala cheia de trecos e recortes, me fazia sentir que o dia tinha valido a pena, tínhamos feito muitas coisas de valor juntos. O trabalho, faço à noite, depois do jantar e quando eles dormem, agora tenho meu momento de sossego e eles ganharam uma mãe presente.

Estamos entrando no terceiro mês, meu estado de espírito tem ficado melhor, percebi que novas portas se abriram, quando eu permiti que se abrissem. Projetos antigos, comecei a colocar em prática. Consigo focar mais nas coisas que preciso fazer, com isso sou mais produtiva e estou mais motivada.

Como vou ficar nos próximos meses? Não sei. Quero aproveitar cada dia para aprender mais com minha família, perceber o que tem mais valor pra mim e o que de fato importa no momento. Cada dia tem sido uma vitória, sou muito grata por cada dia, não sei quantos dias teremos, quantos dias nossos conhecidos terão. O que sinto falta? De estar mais próxima (virtualmente) de quem amo e de quem realmente gosta de mim, preciso ter mais contato profundo com cada um. No mais, estou bem!

0 Comentários