Já tentei de tudo!


Cansada de tanto falar, pedir, incentivar a organização da nossa casa, já estava desanimada e pensei que não houvesse solução. Tantas vezes, deixava tudo limpo e poucas horas depois, o mesmo cenário de desordem estava lá, só esperando para eu limpar novamente.



Lembrando de jogos de recompensa, criei algo que motivasse a arrumação da nossa casa e ao mesmo tempo fosse divertido. A ideia do jogo foi mudando, mas o objetivo eu tinha bem claro, queria que fosse algo que durante o jogo eles praticassem o respeito, seja com o próximo ou com eles mesmos.


Jogo Praticando Respeito
A ideia foi definir uma meta de pontos e ao conquistá-la a família ganha algum prêmio que todos desejam. O prêmio pode ser uma viagem em família, um novo objeto para casa etc. Dessa forma, todos fazemos pontos cada dia até chegarmos no final. Na nossa casa temos filhos de 4 e 8 anos. Por isso foi necessário colocar imagens e linhas para que o mais novo pudesse marcar seus pontos com autonomia.

O jogo pode durar semanas ou até meses, vai depender do total de pontos definido para a meta. Nossa meta é 5000 pontos, a estimativa é que dure 2 meses. Todos os dias um novo papel é colocado na parede e os pontos atualizados. O que percebi durante a prática desse jogo foi:
  1. O início todos colaboram e querem saber quantos pontos conseguiram.
  2. Uma semana depois, muitos esquecem de colocar seus pontos, mesmo fazendo as tarefas.
  3. Na semana seguinte, nem pontos nem tarefas são realizadas.
  4. Quando percebem que a meta está cada vez mais longe de ser alcançada, criam novos ânimos.
  5. Algumas tarefas começam a ser questionadas e são adaptadas.
  6. Algumas tarefas são substituídas por outras.
  7. Algumas tarefas nunca são realizadas  por alguns membros, pois acham que não tem problema perder apenas 1 ou 2 pontos.
  8. Quando a meta é muito alta, dura mais de 1 mês, logo novas estratégias de motivação são necessárias.
  9. Após 1 mês, criamos um gráfico que demonstra o quanto foi alcançado e quanto falta.
  10. O gráfico anima e desamina a cada dia, de acordo com suas subidas e descidas.
  11. O gráfico deixa mais claro onde se quer chegar, pois dá uma visão global do objetivo final.

Quando faltava 1 mês para terminar a meta, percebemos que vários pontos eram esquecidos pela família e nem todas as tarefas estavam sendo realizadas. Nesse momento, em meados de 20/08/20 conversei com todos e falei que apesar de ser legal ganhar o prêmio no final, na verdade, nossa maior recompensa era ver nossa casa limpa e garantir hábitos saudáveis de higiene. Após a conversa, combinamos parar de pontuar por 1 semana, mas mantermos todos os hábitos em prática. Cada um vigiava o outro, para garantir que tudo estava sendo respeitado. Caso os hábitos não fossem praticados, o jogo seria cancelado.

Após 1 semana sem pontuar, tivemos os melhores resultados. Todos estavam empenhados em fazer o melhor possível, tanto que quando voltamos a pontuar, aumentamos 30% na pontuação diária familiar. Isso fez com que a meta fosse atingida rapidamente.


Os itens descritos acima foram os que pude observar durante esse período realizando o jogo. Acredito que de alguma forma teremos resultados positivos a longo prazo, pois algo que antes nunca era praticado, como uma simples descarga, agora tem sido feita diariamente. Dizem que o hábito se adquire com repetição, então vou poder comprovar.

Faz 1 semana que alcançamos a meta, fizemos os 5000 pontos e recebemos nossa recompensa. O resultado dos novos hábitos são:
  1. Nosso filho mais novo (4 anos) adquiriu novos hábitos com mais facilidade e os mantém até mesmo depois do jogo terminar.
  2. Nosso filho mais velho (8 anos) adquiriu poucos hábitos novos, mas ele continua fazendo depois do final do jogo.
  3. As crianças vibraram por terem conseguido alcançar a meta e lembram felizes que valeu a pena o esforço realizado.
  4. A casa tem ficado mais organizada, principalmente os banheiros (era o nosso maior problema) após o final do jogo.
  5. Fico feliz ao escutar frases como: "Olha mamãe, nossa casa fica linda quando a gente limpa, né?"
Acho que valeu a pena realizar o jogo, foi bem trabalhoso, já que durou meses e eu sempre tinha que lembrar de imprimir, colar na parede e ao final do dia somar todos os pontos. Vejo mudanças sutis nas crianças, acho que eles adquiriram alguns valores:
  1. Mesmo que demore, se fizermos um pouco cada dia, uma meta pode ser alcançada.
  2. O esforço diário trouxe benefícios de higiene pessoal e limpeza para a vida da família.
  3. O valor de adquirir algum bem através do esforço, pois não foi um presente que veio do nada e sem custo.
  4. Aprender que a limpeza deve ser feita pensando em si mesmo e também no próximo.
Caso você tenha interesse em criar um jogo semelhante, segue abaixo um link para alterar e imprimir.

No Google Docs, abrir o link e clicar na opção "Fazer o download": Baixar aqui!


0 Comentários