sexta-feira, 10 de março de 2017

Aprender Brincando

Brincar é Aprender! Porque se aprende brincando. Na vida, o que se faz por prazer fica marcado. Assim, para as crianças, que têm sede por brincar, muita curiosidade por conhecer todas as coisas ao seu redor, nada melhor do que brincar.

Para cada idade existe a brincadeira ou o brinquedo ideal. As crianças são estimuladas a todo momento. Seja na hora de comer, na hora do banho, na hora de se vestir, etc. Algumas brincadeiras simples e que trazem bastante conhecimento:

  • Até 1 ano: Brincar de se esconder e achou, permite identificar sua identidade.
  • Até 2 anos: Brincar de encaixe, permite aprender sobre formas e seus limites.
  • Até 3 anos: Brincar de quebra-cabeça, permite reconhecer padrões.
  • Até 4 anos: Brincar de jogos de amarelinha, permite aprender a contar.
  • Até 5 anos: Brincar de jogos em equipe, permite saber lidar com o perder ou vencer.

Brincadeiras Educativas são aquelas que utilizam recursos utilizados na escola (letras, números, elementos da natureza), referenciando as disciplinas básicas, como matemática, lingua ou ciência. Existem vários jogos de formação de palavras, de contagem de números, livros com brinquedos, etc.



Algumas dicas de brincadeiras que fazemos com nossos filhos de 1 e de 5 anos:

  • A partir de 2 anos: Desenhar formas geométricas com os pés na areia da praia ou parques. Na forma de um triângulo, 2 pessoas ficam em 2 pontas, pedir para a criança tentar pegar o adulto, só podendo caminhar pelas arestas até as vértices.
  • A partir de 2 anos: Tapetes de borracha com letras ou números. Com as letras pode-se pedir para a criança formar seu nome ou nome dos pais. Com os números pode aprender a contar e formar números maiores com 2 ou mais dígitos.
  • A partir de 3 anos: Quadro negro. Permite melhorar a escrita e a coordenação motora para desenhar. A criança consegue desenhar seus personagens favoritos instigando a criatividade.
  • A partir de 3 ou 4 anos: Histórias com bonecos. Criar histórias com os bonecos favoritos, usar os blocos de montar para fazer uma cidade e usar os carrinhos como veículos, faz com que a criança crie um mundo imaginário, melhorando a linguagem e interação com os pais.
Geralmente compramos jogos educativos como quebra-cabeça, caça-palavras, caixa-encaixa, silábicos, livros-brinquedo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário