A rotina independente

Sempre que estamos com problemas com nossos filhos, quando não conseguimos colocar eles para dormir na hora adequada, quando não querem comer, quando não querem fazer a atividade de casa, todos dizem que falta rotina. Sendo que a definição de rotina que me passaram é manter os horários das coisas e fazer tudo igual, todos os dias, para a criança se acostumar.

Comigo isso não funcionou, não conseguia ter uma rotina tão fiel, sempre os mesmo horários. Era muito complicado, pois para nossa família, todos os dias e noites eram diferentes. Tinha dias que recebíamos amigos na nossa casa, outro dia íamos para casa dos avós, outro dia ficávamos em casa, outro dia assistíamos um filme. Com isso, não existia um horário fixo para as coisas acontecerem. Não entendia como as outras mães conseguiam manter a mesma rotina todos os dias.

Além disso, eu estava muito feliz em não ter aquela rotina pré-determinada, a gente estava livre para fazer o que tinha vontade, no momento que acontecia. Mas, claro, tínhamos problemas quando precisávamos colocar nosso filho para dormir, para comer, etc.

Foi então, que pensei, se o horário para nossa família não é fixo, o que poderíamos manter fixo, para criarmos uma rotina? A resposta foi, a rotina. Desta forma, fizemos rotinas pré-definidas para cada cenário que precisávamos realizar (comer, dormir, tomar banho, atividade, etc)

Assim, independente do horário e do local que estávamos, nós fazíamos o mesmo procedimento para realizar cada tarefa. Sempre começava de um jeito, que era o Ativador da rotina e terminava do mesmo jeito, que era o Finalizador da rotina.

Para ficar mais claro, montamos 7 passos para a rotina de dormir:
  1. Escovar os dentes (Ativador)
  2. Tomar banho
  3. Vestir o pijama
  4. Rezar
  5. Dar boa  noite
  6. Contar histótia
  7. Dormir (Finalizador)
Então, mesmo que a gente estivesse na casa de algum parente, quando meu filho escovava os dentes, o próximo passo ele já sabia, até que no final dormia.

Nossa rotina de dormir começou bem extensa, tinha uns 11 passos, depois fomos diminuindo.

0 Comentários