Como ensinar o respeito pelo próximo?

A diversidade das coisas faz com que a gente consiga discriminar uma coisa da outra. Assim, adquirimos as nossas preferências e começamos a entender o que é certo ou errado, o que é bom ou ruim, o que é bonito ou feio, o que é fácil ou difícil, o que é doce ou salgado etc.

Quando a diversidade está presente nas pessoas que estão próximas da gente, sempre conseguimos destingir as diferenças entre elas. Assim, começamos a ter preconceitos, os quais são identificados a partir de um comportamento. Neste momento, os pais precisam ensinar as crianças a terem respeito pelo próximo. Independente das diferenças que cada um possua, não devemos nos sentir superior ou inferior a outra pessoa.

Explicar para uma criança sobre um trabalho de uma pessoa, sobre as limitações, sobre as necessidades, é muito importante para ela compreender o papel de cada um na sociedade e então respeitá-los.

Por exemplo, se uma criança pergunta porque alguém está limpando a casa, a gente explica que aquele é o trabalho daquela pessoa, que existem muitos tipos de trabalho e todos são necessários para as pessoas conseguirem dinheiro e então sobreviver.

Outro exemplo, quando um pedinte aparece pedindo esmola e às vezes não tem as mãos, é importante mostrar para a criança, que aquela pessoa pode não ter conseguido um trabalho, pois tem uma deficiência.






0 Comentários