Como você usa a sua alegria?

Sim! Podemos estar alegres ou não, isso depende muito do seu estado de humor no dia a dia. Muitas vezes nos deparamos com situações, que nem sempre conseguimos nos controlar e acabamos nos estressando rapidamente. Hoje, com dois filhos, resolver conflitos entre as crianças é algo corriqueiro. Nem sempre tenho a paciência que gostaria de ter quando isso acontece.

Certa vez, conversando com um amigo, ele estava numa época bem alegre na vida dele e ele disse que aquela alegria estava mudando a forma como ele lidava com a filha, nos momentos de conflitos.  Ele disse que estava tendo mais paciência e humor para conversar e entender o motivo que a criança estava chorando.

Quando estou bem comigo mesma, naturalmente meu humor e paciência melhoram. Comecei a usar o meu bom humor para resolver alguns conflitos das crianças. Teve um dia que meu filho menor (3 anos) estava sem querer tomar banho antes de dormir, ele estava gritando e nada parecia resolver. Naquele momento, a primeira coisa que fiz foi dar um abraço nele e perguntei o que ele precisava. Ele falava de uma forma rápida, que não dava para compreender, depois de um tempo consegui repetir o que ele estava falando e naturalmente ele se acalmou. Era algo muito simples, ele queria encontrar uns brinquedos específicos e levar para o banho, então quando colocamos ele no banheiro sem aqueles brinquedos, ele entrou em desespero. Durante essa conversa eu usei a minha alegria, me molhei junto com ele e dei risadas por estar molhando minha roupa, então aquele rostinho triste começou a achar graça no banho e até esqueceu dos brinquedos. Saímos felizes do banho e a noite terminou muito bem.

E como podemos melhorar nosso humor, depois de um dia de trabalho, quando já estamos cansados e só queremos dormir cedo, resolver conflitos durante o banho antes de dormir não é um bom momento. Nem sempre estou de bom humor, como estava naquele dia do banho. Mas, percebi que depois de algumas aulas de Yoga e um pouco de meditação 2 vezes por semana, tem deixado minha mente mais relaxada. Acho que a principal diferença que tenho sentido é que agora consigo ter um tempo para mim. Algo bem raro depois da maternidade.

Quando estou praticando a meditação, é o único momento que estou só comigo mesma e dou tempo para meus pensamentos se acalmarem. Pois, geralmente estou o tempo todo pensando na próxima coisa que tenho que fazer e me julgando pelo que deixei de fazer.

E então, como você vai usar sua alegria hoje? :D

0 Comentários